Amazon Hospedagem x Google Cloud x Hospedagem de Sites: O serviço de hospedagem de sites utiliza o conceito de hospedagem compartilhada em que um servidor é dividido com centenas de usuários. No entanto, temos grandes concorrentes no mercado como a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform que atuam na área da hospedagem na nuvem e que também permitem a hospedagem de sites. Fica a dúvida de como uma empresa como a HostGator e a GoDaddy lidam com essas gigantes da internet.
O Google Cloud é o competidor direto da Amazon Web Services num mercado multibilionário dominado pela Amazon. Ambas as empresas ampliaram a estrutura que já tinham ao redor do mundo, nos seus respectivos ramos de atuação, para começar a vender serviços de nuvem para o público. Uma das vantagens é ter, por exemplo, pagamento pelo uso, capacidade de redimensionamento e redundância para evitar a descontinuidade dos serviços ofertados.
Amazon Hospedagem x Google Cloud x Hospedagem de Sites
É interessante ressaltar, no entanto, algumas desvantagens dos serviços em nuvem que não as tornam ideais diante dos serviços de hospedagem de sites compartilhada:
1. A primeira desvantagem é sem dúvida o preço. A infraestrutura cloud é melhor, mas isto também demanda custos maiores. Um blog pequeno em uma instância t2.micro da Amazon Hospedagem, em São Paulo, estaria custando cerca de $13.39 dólares por mês ou aproximadamente R$50,00 (sem contar os gastos mencionados aqui). Na hospedagem compartilhada você poderá contratar um plano de hospedagem a partir de R$5,99 por mês com tudo que precisa no pacote.
2. Facilidade de uso: Os serviços da Google Cloud e da Amazon Hospedagem são recomendados para usuários avançados que sabem configurar o servidor do zero. Se você tiver nenhuma ideia do que é preciso fazer, a melhor alternativa é certamente recorrer à hospedagem compartilhada que possui um administrador próprio. Uma dica é se, mesmo assim, você quiser hospedar o seu site em servidores do Google Cloud e da Amazon Hospedagem, recomendamos ver este site que fazem o gerenciamento da segurança e da performance por um preço bem bacana.
3. Suporte ao consumidor: Se você precisar de suporte técnico na AWS ele custa $29/mês e demora de 12 a 24 horas, no Google, custa $150/mês e demora até 4 horas comerciais. Na hospedagem compartilhada o suporte técnico já é incluído no preço e pode demorar de 1 minuto a 24 horas dependendo do meio de atendimento (por exemplo, por telefone, o atendimento é praticamente na hora). Outra vantagem do suporte da hospedagem compartilhada é que ela é mais específica para os programas mais utilizados para gerenciar sites.
Conclusão
Os serviços em nuvem são perfeitos principalmente para médias e grandes empresas que podem contar com a ajuda de um administrador e pagar pelas licenças dos programas separadamente. A hospedagem ideal para quem está começando ou possui um pequeno negócio é o serviço de hospedagem de sites compartilhada que inclui todos os serviços no pacote, tem uma boa assistência técnica e preços baixos.
Saiba Mais: Melhores provedores de hospedagem de sites.