Neste artigo iremos citar as principais diferenças entre PHP 5 e PHP 7.
Diferença Nº1 – O Nome
A versão PHP mais atual era o PHP 5.6. Depois de algumas disputas, o time de desenvolvimento resolveu omitir o PHP 6 do lançamento principal. O PHP 6 já exisitia antes como um projeto experimental e nunca chegou na fase de produção. Para prevenir confusão entre usuários, o PHP mais atual virá com o nome PHP 7.
Diferença Nº2 – Novo Zend Engine
O Zend Engine é utilizado desde 1999 quando foi introduzido com o PHP 4. Ele é u projeto open-source escrito em C que interpreta a linguagem PHP. O PHP 5 utiliza o Zend Engine II que ampliou o funcionamento inicial do Zend e adicionou o modelo de objeto extensível e avanços significativos na linguagem.
O PHP 7 receberá também uma nova versão do mecanismo sob o nome de PHP#NG (Next Generation).
Diferença Nº3 – O Dobro de Velocidade
A vantagem mais facilmente reconhecível é a vantagem de performance do novo PHPNG, que foi refeito e o uso da memória otimizado. Os resultados? Você pode ver a diferença de performance na imagem abaixo. Não só o seu código será executado mais rápido mas você também precisará de menos servidores para atender o mesmo número de usuários.
Diferença Nº4 – Facilita o Tratamento de Erros
Para dizer o mínimo, lidar com erros fatais nunca foi uma tarefa fácil para programadores PHP. O novo Engine Exceptions permite substituir estes erros com exceções. Se a exceção não é pega, o PHP irá continuar a mostrar os mesmos erros fatais como fazia no PHP 5.
Os novos objetos \EngineException não estende à classe base \Exception. Isto permite retrocompatibilidade e resulta em dois tipos deferentes de exceções de erro: tradicional e engine exceptions.
Diferença Nº5 – Suporte a Windows 64-Bit
PHP é um membro de destaque do LAMP, que diz que ele é nativo ao Linux, mas também é possível rodá-lo no Windows. A Série 5.x não tem suporte a inteiros e arquivos grandes, por isso a build x64 era considerado experimental.
PHP 7 irá mudar isso e introduzir suporte consistente a 64-bit que permitirá rodá-lo no Windows no futuro.
Diferença Nº6 – Novos Operadores Spaceship e de Coalescência Nula
O novo operador Spaceship é representado por <=> (como uma nave espacial). Ele retorna 0 se os dois operandos são iguais, 1 se o da esquerda é maior e -1 caso seja o da direita.
O operador de Coalescência Nula é representado por ??. Você pode utilizá-lo caso queira checar se algo existe e retornar um valor padrão caso não exista. Ele retorna o valor do primeiro operando caso ele exista e não seja nulo, e o valor do segundo operando em outros casos.
Diferença Nº7 – Habilita Tipos de Declarações Precisas
Você já teve vontade de prevenir o retorno de um valor de acordo com o tipo dele? Bem, no novo PHP 7 você poderá fazer isso com a ajuda de Return Type Declarations.
Para melhorar a função ainda mais, o PHP 7 introduziu 4 novos tipos de declarações escalares: int, float, string e bool. O novos tipos escalares permitem desenvolvedores a denotar quais tipos de valores eles estão esperando. Eles também irão ser suportados por argumentos Type Hints que força a execução da função a partir do PHP 5.
Diferença Nº8 – Adiciona Classes Anônimas
PHP 7 habilita que você use classes anônimas, uma prática bem comum em outras linguagens direcionada a objeto como C# e Java. Uma classe anônima é uma classe sem nome. O objeto que ele instancia tem a mesma funcionalidade que um objeto de uma classe nomeada.
A sintaxe é a mesma do tradicional PHP, apenas o nome está faltando. Se eles são bem usados, podem acelerar a programação como também o tempo de execução. São uma boa ideia se a classe é usada apenas uma vez durante a execução e em casos onde ela não precise ser documentada.
Diferença Nº9 – Facilita Importações do Mesmo Namespace
A nova função Group Use Declarations é útil para quem quer importar diversas classes do mesmo namespace. A nova sintaxe corta a prolixidade deixando o código mais compacto e mais fácil de ler, além de salvar um monte de tempo. Ele também ajudará no debug, pois ajuda a identificar as importações que pertencem ao mesmo módulo.
Diferença Nº10 – Limpeza de Código
O objetivo do PHP 7 foi liberar espaço para a melhoria da linguagem, então foi necessário remover funcionalidades ultrapassadas e APIs e extensões não suportadas. Todos os items removidos já não era suportado no PHP 5 então você provavelmente não os utilizou. No entanto, note que se você tem um app legado em versões PHP mais antigas o novo PHP poderá quebrá-lo.